O Exército Popular de Libertação da China atravessou recentemente a fronteira com a Índia em Ladakh, no estado de Jamu e Caxemira, na Cordilheira do Himalaia. Os soldados chineses entraram cinco quilômetros no território indiano no Lago Pagong, noticiaram no domingo jornais e televisões da Índia.
Ao perceber a invasão chinesa, a Polícia da Fronteira Indo-Tibetana interceptou-a na "linha de controle", como é chamada a fronteira não delimitada entre os dois países desde uma guerra entre ambos, em 1962.
O Lago Pagong é divido, com 90 km do lado chinês e 45 km do lado indiano. As tensões entre os dois países levam a escaramuças ocasionais ao long da fronteira não demarcada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário