quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Azerbaijão derruba helicóptero militar da Armênia

A defesa antiaérea do Azerbaijão abateu hoje um helicóptero Mi-24 da Armênia, matando as três pessoas que estavam a bordo. O governo azerbaijano alegou que o helicóptero tinha invadido seu espaço aéreo e estava atacando posições militares. A Armênia negou, afirmando que o aparelho não estava armado.

Os dois países, ex-repúblicas da União Soviética, travaram uma guerra pelo controle da região de Nagorno Karabakh que terminou com um cessar-fogo em 1994, mas nunca houve um acordo de paz definitivo. De tempos em tempos, incidentes militares como esse ameaça reiniciar o conflito armado.

Na origem do conflito, estão as manipulações do ditador soviético Josef Stalin, que foi comissário das nacionalidades no início dos anos 1920s, quando foi criada a URSS. Em 1923, Stalin anexou a "região autônoma de Nagorno-Karabakh" ao Azerbaijão, apesar da maioria da população ser armênia.

Quando o último líder comunista soviético, Mikhail Gorbachev, lançou a glasnost (abertura política) e a perestroika (reestruturação econômica), os conflitos nacionalistas ressurgiram na URSS, inclusive em Nagorno-Karabakh. Depois que o parlamento regional decidiu se unir à Armênia, em 1988, começou a guerra, que durou até maio de 1994.

De acordo com Thomas de Waal, autor de um livro sobre a guerra, pelo menos 6 mil armênios e 20 mil azerbaijanos foram mortos no conflito.

Nenhum comentário: