CAMBRIDGE-MA, EUA - Pelo menos cinco civis de Israel e dois terroristas palestinos foram mortos hoje num ataque terrorista contra uma sinagoga em Jerusalém, informa a rede de televisão americana CNN. Outros seis israelenses saíram feridos.
Dois terroristas palestinos invadiram o templo frequentado por judeus ultraortodoxos armados com facas e machados, e atacaram dez pessoas que faziam suas orações antes de serem mortos pela polícia de Israel. Quatro rabinos morreram na hora, três americanos e um britânico.
Desde a recente guerra de Israel contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), houve vários ataques isolados com facas, veículos e até mesmo uma chave de fenda.
Diante do colapso das negociações de paz e da ampliação das colônias judaicas promovida pelo governo ultradireitista israelense, muitos palestinos estão determinados a levar a guerra para a Cisjordânia, especialmente para o setor árabe de Jerusalém, que na prática está sendo anexado por Israel.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou o gabinete de segurança para uma reunião de emergência e prometeu uma resposta dura contra o terrorismo, alegando que há uma batalha por Jerusalém.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário