terça-feira, 26 de agosto de 2014

Israel e palestinos anunciam trégua permanente

No 50º dia de guerra, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, anunciou há pouco ter chegado a um acordo permanente de cessar-fogo com Israel, que confirmou a trégua, em vigor a partir das 13h de hoje pelo horário de Brasília.

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), duramente atacado, cantou vitória, mas tem pouco a celebrar. Pelo menos 2.139 palestinos e 70 israelenses foram mortos no conflito armado. A Faixa de Gaza, principal base do grupo, está arrasada.

Ainda não foram revelados os termos do acordo. O Hamas reivindicava o fim do bloqueio de Israel e do Egito à Faixa de Gaza, que exigiam em troca a entrega do controle das fronteiras à ANP. Israel declarou que as demandas do Hamas por um porto, um aeroporto e a libertação de prisioneiros serão discutidas no futuro.

Neste momento, o presidente de ANP defende o envio imediato de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e a retomada das negociações de paz para acabar com a guerra e criar um Estado nacional palestino. Israelenses e palestinos voltam a negociar dentro de 30 dias.

Nenhum comentário: