A Força Aérea dos Estados Unidos lançou hoje duas ondas de bombardeio contra os extremistas muçulmanos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) perto da cidade de Erbil, a capital do Curdistão iraquiano, onde há um consulado americano.
No primeiro ataque, duas bombas de 500 quilos foram jogadas contra posições de artilharia dos jihadistas, que estao a apenas 30 quilômetros da cidade. No segundo, os alvos foram colunas de rebeldes que marchavam rumo a Erbil. O presidente Barack Obama justificou os bombardeios como necessários para "evitar um genocídio".
Ontem, a Força Aérea dos EUA jogou comida e alimentos para cerca de 40 mil pessoas da povo yazidi, perseguido pelo EIIL, que está atacando todas as minorias religiosas e ameaçando matar quem não se converter ao Islã. Os cristãos foram expulsos de Mossul, e o alvo agora é o povo yazidi, que professa o zoroastrismo, uma antiga religião nascida no Irã considerada diabólica pelos extremistas.
Hoje o EIIL tomou a maior usina hidrelétrica do Norte do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário