Um avião de caça da Força Aérea chinesa passou hoje a seis metros de um avião-espião americano P-3 Orion que sobrevoava o Mar do Leste da China. O Departamento da Defesa dos Estados Unidos fez um protesto formal junto ao governo chinês.
O porta-voz do Pentágono, almirante John Kirby, descreveu o encontro como "muito agressivo, antiprofissional e inseguro".
A tensão aumentou nos mares que cercam a China desde que o regime comunista chinês advertiu no ano passado que exigiria identificação das aeronaves que entrarem em regiões onde Beijim tem disputas territoriais com países vizinhos, como Brunei, Filipinas, Vietnã, Japão e Coreia do Sul.
Como os mares chamam Mar da China Meridional e Mar do Leste da China, o regime comunista chinês, cada vez mais arrogante e prepotente com o desenvolvimento econômico que tornou o país a segunda maior economia do mundo, considera seus.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário