Depois de um encontro com o vice-ministro de Relações Exteriores da Bolívia, Juan Carlos Alurralde, o ministro do Exterior do Chile, Heraldo Muñoz, declarou que seu país está pronto a negociar a integração econômica com o país vizinho, mas não disputas marítimas e territoriais, revelou ontem a revista chilena América Economía.
A Bolívia perdeu a saída para o mar para o Chile na Guerra do Pacífico (1879-83). Desde então, tenta romper com a mediterraneidade e recuperar a saída para o mar. O país tem até uma Marinha, estacionada no Lago Titicaca. O presidente Evo Morales recorreu até à Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia, na Holanda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário