Durou apenas quatro horas a trégua humanitária entre prevista para 72 horas entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Israel acusou militantes do Hamas de atacar seus soldados e retomou as hostilidades, frustrando os que viam uma esperança de chegar a um cessar-fogo definitivo nas negociações mediadas pelas Nações Unidas e os Estados Unidos.
Três soldados israelenses foram atacados por um homem-bomba quando destruíam um túnel em Rafá, no Sul da Faixa de Gaza, junto à fronteira com o Egito. Os palestinos capturaram um oficial de Israel, o que pode tornar o conflito ainda mais violento. Ele foi identificado como o segundo-tenente Haftar Goldin.
Em 2006, o Hamas sequestrou o cabo Gilad Shalit e barganhou durante cinco anos até libertá-lo em troca de vários prisioneiros palestinos.
Parece que nem o governo direitista de Israel nem o Hamas acredita na solução baseada na convivência pacífica de dois Estados nacionais no território histórico da Palestina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário