Pelo menos nove pessoas morreram e outras 54 saíram feridas de duas explosões nos bairros de Karrada e Zafarânia, que ficam na região central da capital do Iraque, informou o Comando de Operações de Bagdá.
A maior bomba explodiu em Karrada, onde mora o primeiro-ministro designado Haider al-Abadi. Oito pessoas morreram e outras 51 foram feridas. Revoltados, civis atacaram a polícia.
A outra bomba era um adesivo explosivo colado num veículo civil.
Abadi, nomeado pelo presidente Fuad Massum, um curdo, enfrenta resistência do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, xiita como ele, que tem apoio de parte das incompetentes Forças Armadas iraquianas, incapazes de deter a ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).
O caos em Bagdá e a ofensiva do EIIL são heranças da invasão do Iraque pelos Estados Unidos por ordem de George W. Bush para derrubar o ditador Saddam Hussein.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário