Numa atitude sem precedentes, o governo do Iraque mandou um avião de transporte militar C-130 carregado de munição para armas leves para as forças curdas, os peshmerga que enfrentam a ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) no Norte do país.
Em Washington, o governo dos Estados Unidos anunciou estar articulando com o governo federal em Bagdá e com o governo regional do Curdistão iraquiano mais remessas de armas e munições para conter os jihadistas do EIIL, uma dissidência da rede terrorista Al Caeda surgida em 2012 durante a guerra civil na Síria.
Depois de dominar parte do Leste da Síria, os jihadistas lançaram uma ofensiva nas regiões de maioria sunita e curda do Iraque, e estão discriminando todas as minorias religiosas nas áreas sob seu controle.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário