Por causa da intervenção russa na Ucrânia, a Alemanha suspendeu um amplo programa de cooperação para produzir equipamentos militares entre a empresa alemã Rheinmetall e a Rússia no valor de 100 milhões de euros, anunciou hoje o jornal liberal alemão Süddeutsche Zeitung.
O vice-primeiro-ministro e ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, retirou a autorização ao projeto de um centro de treinamento totalmente equipado para formação de soldados russos, revelou o jornal, dizendo ter tido acesso a documentos escritos sobre o cancelamento.
Para o governo alemão, a venda de armas à Rússia tornou-se indefensável depois da anexação da Crimeia e da rebelião insuflada pelo Kremlin no Leste da Ucrânia. O centro de treinamento, que seria inaugurado neste ano em Mulino, no vale do Rio Volga, receberia por ano 30 mil soldados russos de unidade de infantaria e de blindados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário