quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EIIL precisa ser vencido na Síria, diz comandante dos EUA

A milícia terrorista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) não será derrotada se não for enfrentada também na Síria, advertiu hoje o comandante do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, informou hoje a agência de notícias France Presse.

Diante da ofensiva jihadista no Norte do Iraque e da ameaça de genocídi do povo yázidi, os EUA bombardearam posições do EIIL dando cobertura aérea à contra-ofensiva dos guerrilheiros curdos, os peshmerga, depois que o Exército iraquiano entrou em colapso.

Nos últimos dias, o Exército tentou retomar a cidade de Tikrit, terra natal de Saddam Hussein, sem sucesso. Com apoio aéreo dos EUA, os peshmerga reconquistaram a usina hidrelétrica de Mossul, a maior do Norte do Iraque.

Em retaliação aos bombardeios americanos, o EIIL executou sumariamente o jornalista americano James Foley. Hoje foi revelado que os terroristas exigiram um resgate de US$ 132 milhões. Os EUA não costumam ceder à chantagem de extremistas, ao contrário França, que compra a liberdade de seus cidadãos sequestrados jihadistas, o que ajuda a financiar insurgências islamitas, especialmente na África.

Um comentário:

Ana Deiro. disse...

Horror total!