sábado, 2 de agosto de 2014

Câmara proíbe Obama de impedir deportações

Por 223-189, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominada pela oposição republicana, aprovou esta noite a Lei de Despesas de Emergência na fronteira, no valor de US$ 694 milhões, para ajudar a conter a imigração de menores de idade da América Central. Ao mesmo tempo, limitou a autoridade do presidente Barack Obama para impedir as deportações.

Mais de 57 mil crianças e jovens centro-americanos tentaram entrar ilegalmente nos EUA desde outubro de 2013. Como não vem de um país vizinho, a lei americana os dá o direito a uma audiência perante um juiz, o que pode demorar até quatro anos.

Os menores não são imigrantes econômicos. São refugiados das guerras das drogas e das gangues, ambas diretamente ligadas aos EUA. As drogas vão para o mercado americano. As gangues se formaram nas ruas de grandes cidades como Los Angeles. Mas os republicanos querem acelerar as deportações.

Por 216-192, a Câmara limitou os poderes do presidente para adiar as importações. Mais detalhes no jornal The Washington Post.

Nenhum comentário: