A inflação anual nos países que usam o euro como moeda caiu de 0,4% para 0,3% em agosto, seu menor nível até hoje, reacendendo o sinal de alerta para quem teme uma deflação na Zona do Euro.
O índice de desemprego ficou estável em 11,5% em julho em relação a junho, mas teve uma pequena queda na comparação anual. Em julho de 2013, o desemprego estava em 11,9% da população economicamente ativa.
Para os economistas, o risco é de uma estagdeflação, uma prolongada queda de preços acompanhada de estagnação econômica como aconteceu com o Japão nas últimas duas décadas.
"Porque a inflação está muito baixa, a Europa é ameaçada por uma longa, talvez interminável, estagnação se não fizermos nada", advertiu ontem o presidente da França, François Hollande.
O índice de crescimento de preços avançou 0,8% ao ano na Alemanha, 0,02% na Bélgica e caiu 0,5% na Espanha. Há um ano e meio, a inflação da Eurozona caiu abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE), de 2% ao ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário