Depois de quatro ondas de bombardeios da Força Aérea dos Estados Unidos com drones e caixas-bombardeiros, as forças curdas cercaram a usina hidrelétrica de Mossul, no Norte do Iraque, tomada há duas semanas pela milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
As forças terrestres tomaram 80% do território ao redor da barragem, declarou o porta-voz dos peshmerga, Holgurt Hikmet. "Os aviões dos EUA ainda estão atacando e uma brigada do Exército do Iraque avança junto com os peshmerga", acrescentou.
Uma das preocupações é evitar danos à hidrelétrica, que não recebeu a manutenção devida nos últimos anos e poderia desabar, causando uma tragédia de grandes proporções.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário