O governo do Reino Unido elevou hoje o nível de alerta contra o terror de "substancial" para "grave" por causa das ações da milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, anunciou hoje a secretária do Interior britânico, Theresa May.
"Grave" é o quarto dos cinco níveis de alerta contra o terrorismo adotados pelas autoridades britânicas. O nível estava em "substancial" desde julho de 2011. O governo alega não ter provas concretas de conspirações para cometer atentados, mas considera o perigo iminente.
Como a voz do vídeo tinha sotaque britânico, levantou suspeita de envolvimento de jovens extremistas nascidos no Reino Unido no Estado Islâmico. O temor do primeiro-ministro David Cameron, que interrompeu as férias, é de atentados terroristas cometidos por jihadistas britânicos treinados e enrijecidos nos campos de batalha do Oriente Médio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário