A milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) matou pelo menos 500 pessoas e escravizou cetenas de mulheres da minoria curda yázidi no Norte do Iraque, denunciou hoje um ministro iraquiano citado pela agência Reuters. Dezenas de milhares de pessoas estão fugindo da região, onde todas as minorias religiosas estão sendo perseguidas.
Nos últimos dias, os Estados Unidos começaram a bombardear posições do EIIL. Hoje, fizeram o maior ataque. O objetivo é apoiar as tropas curdas que enfrentam os jihadistas a cerca de 30 km de Erbil, a capital do Curdistão iraquiano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário