A Força Aérea dos Estados Unidos pode bombardear a milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) durante meses, declarou hoje em pronunciamento à nação o presidente Barack Obama, informa o jornal The New York Times.
Obama prometeu manter os ataques enquanto for necessário para proteger os direitos humanos das minorias religiosas perseguidas pelo EIIL e "proteger interesses americanos".
A anarquia e a guerra civil no Iraque são consequências da invasão americana de 2003, ordenada pelo presidente George Walker Bush para derrubar o ditador Saddam Hussein. O país nunca voltou à normalidade, e a minoria sunita, que estava no poder com Saddam, sente-se discriminada. Em algumas cidades, os sunitas, descontentes com o governo do primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, apoiaram os jihadistas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário