quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bill Clinton lança Obama como candidato de todos

No discurso para lançar oficialmente a candidatura de Barack Obama à reeleição nos Estados Unidos, o ex-presidente Bill Clinton descreveu agora há pouco o oposicionista Mii Romney como um milionário insensível que vai criar uma sociedade onde os vencedores levam tudo. Ele pediu mais um tempo para que as políticas do Partido Democrata sejam sentidas pela maioria da população.

"Os republicanos fizeram uma grande bagunça na economia", ironizou Clinton ao falar na Convenção Nacional do partido, em Charlotte, na Carolina do Norte. "Agora, alegam que Barack Obama não limpou tudo rapidamente e querem voltar" ao poder para aplicar as mesmas políticas que faliram o país.

Há dois anos, recordou o ex-presidente, "o líder republicano no Senado, num momento de candura, revelou que o principal objetivo do partido era impedir a eleição de Obama e não era ajudar os americanos a arrumar emprego. Em vez de dar emprego à população, eles querem tirar o emprego do presidente".

Clinton falou sobretudo para a classe operária branca, duramente atingida pelo aumento do desemprego nos últimos anos, que tem resistência ao presidente negro e tende a votar na oposição em momentos de crise. Ele negou até mesmo que os republicanos consigam equilibrar o orçamento. Acusou-os de pretender cortar verbas para a saúde, a educação e a proteção ao meio ambiente, e ao mesmo tempo aumentar os gastos militares em US$ 2 trilhões acima do que pediu o Departamento da Defesa.

"Como conseguimos equilibrar o orçamento?", que chegou a ser zerado em seu governo, perguntou Clinton. "É simples. É uma questão aritmética".

O ex-presidente lembrou que Obama recebeu o governo numa situação muito pior do que a dele, citou a recuperação da indústria automobilística e pediu mais tempo para a recuperação do mercado de trabalho.

Em seguida, os delegados dos EUA confirmaram a indicação de Obama como candidato oficial do partido. Nos próximos dias, as pesquisas devem indicar se os excelentes discursos da primeira-dama Michelle Obama e do ex-presidente Clinton terão impacto na definição dos indecisos.

Obama faz hoje à noite o discurso de aceitação da candidatura.

Nenhum comentário: