A produção industrial da China caiu pela primeira vez em oito meses. O índice dos gerentes de compras industriais registrou 49,2 em agosto, anunciou neste sábado o escritório oficial de estatísticas do governo chinês. Números abaixo de 50 apontam contração.
Como a China é hoje o maior exportador mundial de produtos manufaturados, a indústria chinesa é vista hoje como uma espécie de barômetro da economia mundial.
O relatório aumenta a pressão sobre o governo chinês para tomar medidas de estímulo ao crescimento da economia do país, abalada pela queda nas exportações dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), observa a rede de televisão americana CNN.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário