No fim de sua reunião mensal, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje em Frankfurt, na Alemanha, que vai comprar títulos das dívidas públicas do países da Zona do Euro em dificuldade para honrar suas dívidas em montantes sem limites, reporta a agência de notícias Reuters. O Bundesbank, banco central alemão, votou contra.
Diante desse passo decisivo para estabilizar os mercados de dívidas públicas, reduzindo as taxas de juros cobradas para rolar as dívidas dos países abalados pela crise, todas as bolsas europeias fecharam em alta, atingindo níveis que não eram vistos desde março.
Três países - Grécia, Irlanda e Portugal - receberam grandes ajudas dos seus sócios europeus e do Fundo Monetário Internacional. Duas grandes economias - Itália e Espanha - também dependem de ajuda externa. A Espanha já recebeu apoio para socorrer os bancos em dificuldades e poderia negociar um plano que cubra toda sua dívida.
No dia 12, o Tribunal Constitucional da Alemanha julga a legalidade da participação do país nos mecanismos de estabilização financeira da Eurozona.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário