Em um sinal da divisão entre xiitas e sunitas no Iraque, o vice-presidente sunita, Tarik al-Hachimi, foi condenado à morte à revelia por seu suposto envolvimento com grupos armados responsáveis por duas mortes.
Hachimi é acusado de chefiar esquadrões da morte. Está refugiado na Turquia desde que teve sua prisão pedida, em 19 de dezembro de 2011, um dia depois da retirada das forças dos Estados Unidos.
O governo é liderado pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki, um xiita. Hachimi o acusa de estar por trás da condenação para afastar os sunitas dos círculos do poder em Bagdá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário