Em discurso hoje de manhã na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente Barack Obama afirmou que tenta uma solução diplomática para evitar que o Irã tenha armas atômicas, mas reiterou que os Estados Unidos podem usar a força se a via da negociação não der resultado.
O presidente americano deu uma breve pausa na campanha à reeleição, mas o discurso faz parte de sua estratégia de se apresentar como estadistas e pacifista, em contraste com seu adversário, Mitt Romney, que já fez declarações desastradas sobre política externa.
A ameaça de guerra em torno do programa nuclear iraniano e a incapacidade de articular uma solução para a guerra civil na Síria mostram a impotência da ONU e sua falta de condições para cumprir seu principal objetivo: manter a paz e a segurança internacionais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário