Sob a ameaça dos bombardeios da Força Aérea da ditadura de Bachar Assad, mais de 2 mil pessoas estão fugindo por dia da província de Dera, no Sul da Síria, para a Jordânia. Em duas semanas, já são 20 mil pessoas, informa o jornal The New York Times.
Os refugiados descrevem cidades e vilas arrasadas praticamente sem habitantes. Os rebeldes anunciaram ter tomado uma base aérea no que parece ser uma ofensiva coordenada contra quartéis para tomar armas e munição do governo. Muitas localidades estão sem água, energia e comunicações.
Desde que o conflito começou, em 15 de março de 2011, a Jordânia recebeu 180 mil refugiados sírios.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário