O Tribunal Constitucional da Alemanha decidiu hoje que o país pode participar do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira e do pacto fiscal adotado pela União Europeia para sustentar o euro. Mas exigiu que o Parlamento Federal decida sobre qualquer novo desembolso para o fundo, destinado inicialmente a socorrer a Grécia, a Irlanda, Portugal, a Espanha e a Itália, que enfrentam dificuldades para honrar suas dívidas públicas.
Com a aprovação da Justiça alemã, foi dado o sinal verde para a criação do fundo de 500 bilhões de euros (R$ 1,268 trilhão), sendo 190 bilhões (R$ 482 bilhões) da Alemanha.
A participação alemã tinha sido questionada pelo partido A Esquerda, uma fusão do que restou do partido comunista da extinta Alemanha Oriental com a ala mais esquerdista do Partido Social-Democrata, sob a alegação os acordos tirariam a competência da Câmara Federal para legislar em questões orçamentárias. O tribunal exigiu que todo novo desembolso dependa de autorização dos deputados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário