Depois de uma investigação com peritos internacionais, a Justiça do Chile declarou oficialmente que o presidente Salvador Allende se matou, em 11 de setembro de 1973, quando a Força Aérea bombardeava o palácio presidencial de La Moneda durante o golpe militar que levou o general Augusto Pinochet ao poder.
Allende tinha uma metralhadora que ganhara do ditador cubano Fidel Castro. Como não quis se render aos golpistas, optou pelo suicídio. Comunicações entre os golpistas que foram interceptadas indicam que havia uma discussão sobre o que fazer com o presidente, se ele teria direito a um avião para deixar o Chile.
O comentário de um golpistas era que o avião seria derrubado. Quase todos os funcionários que estavam no palácio na hora do golpe foram mortos.
Ao todo, a ditadura do general Pinochet, que durou até 1990, matou 3.105 pessoas e torturou centenas de milhares. O general chegou a ser preso em Londres em 1998 por crimes contra a humanidade, mas nunca reconheceu sua culpa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário