segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Obama acusa China de subsídio ilegal na OMC

Falar mal da China é obrigatório na campanha eleitoral nos Estados Unidos. Com o candidato republicano prometendo mais dureza com a superpotência em ascensão, o presidente Barack Obama resolveu acionar a China na Organização Mundial do Comércio (OMC), acusando-a de subsidiar ilegalmente a produção de carros e autopeças.

A denúncia aponta subsídios ilegais no valor de US$ 1 bilhão no período de 2009 a 2011. Obama fez o anúncio durante a visita a Ohio, um dos estados-chaves para sua reeleição, onde responsabilizou o candidato oposicionista Mitt Romney por "exportar fábricas e empregos para a China".

O presidente tenta ganhar votos lembrando seu apoio à General Motors e à Chrysler, duas fabricantes de automóveis dos EUA que estavam falidas com a crise e foram salvas por seu governo, enquanto os republicanos preferiam deixar que quebrassem para não gastar dinheiro público.

Desde o início do ano, o governo Obama examina a possibilidade de iniciar um caso contra a China na OMC. Foi estimulado pelos sindicatos a fazer isso, especialmente os do setor automobilístico, informa o jornal The New York Times.

Nenhum comentário: