O subcomandante da rede terrorista Al Caeda, Abu Yahya al-Libi, foi morto ontem em casa no Noroeste do Paquistão por um bombardeio realizado por um avião não tripulado, confirmaram hoje os serviços secretos dos Estados Unidos. A casa onde ele estava foi totalmente destruída.
Al-Libi era considerado um estrategista, pensador e organizador do movimento. Era o principal líder da segunda geração de chefes da rede terrorista. Para o jornal The New York Times, ele era o "embaixador virtual da jihad global".
Sua morte, pouco mais de um ano depois da operação secreta que matou Ossama ben Laden em Abotabade, deve intensificar o conflito diplomático entre EUA e Paquistão. Para um setor das Forças Armadas paquistanesas, essas invasões americanas, ainda que por com aviões não tripulados, é uma violação inaceitável da soberania nacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Qualquer um percebe que esta luta não terá fim e todos saíremos derrotados dela. mesmo assim felicito o governo americano pela eliminação de mais um.
Postar um comentário