Num gesto ousado num ano eleitoral nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama declarou hoje apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo.
Em entrevista ao telejornal matinal Good Morning America, da rede de televisão ABC, que vai ao ar na manhã desta quinta-feira, Obama diz que sua posição sobre o assunto evoluiu: "Eu achava que a união civil era suficiente. (...) Em certo momento, concluí que para mim pessoalmente é importante ir em frente e afirmar que penso que casais do mesmo sexo devem poder se casar".
Seu adversário, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, criticou o apoio e reafirmou a posição majoritária no Partido Republicano de que o casamento é a união de um homem e uma mulher.
Obama deve ter calculado o risco político. Apostou na tolerância do eleitorado americano jovem e liberal. Deve perder votos entre católicos, evangélicos, latinos e mesmo entre os negros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário