Enquanto a circulação de jornais impressos cai consistentemente nos Estados Unidos desde 1984, alguns dos maiores diários do país começam a se beneficiar da circulação digital, indica o último boletim do Escritório de Auditagem de Circulação.
Nos seis meses até 30 de setembro de 2011, The Wall St. Journal, The New York Times, The Denver Post e The Dallas Morning Post registraram aumento na venda de assinaturas na Internet. Como não cobram por acesso a seus sítios, os jornais não podem contar os cliques, mas a venda de aplicativos para leitores eletrônicos como iPad e Kindle e telefones inteligentes conta.
A circulação digital do NY Times triplicou para 380 mil, ficando atrás apenas do WSJ Online, que sempre cobrou por suas informações econômicas, com 537 mil.
O Journal é o diário mais vendido nos EUA, com uma circulação de quase 2,1 milhões a cada dia útil, somando as edições digital e impressa. No domingo, o NY Times lidera, com 1,6 milhão; nos dias de semana, vende 1,2 milhão.
O segundo jornal mais vendido nos EUA é o USA Today. Criado para ser um jornal da era da televisão, é bonito graficamente mas pouco profundo. Tem muito menos texto do que os jornais tradicionais. Vende 1,8 milhão de exemplares por dia, mas só 52 mil na Internet, diz o blogue Decodificação da Mídia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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