Em mais uma reunião de cúpula para tentar conter a crise das dívidas públicas, a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeram hoje em Berlim apresentar até o fim do mês um plano para estabilizar a Zona do Euro, mas não revelaram detalhes, sinal de que ainda têm divergências importantes.
As questões centrais são o que fazer se um calote da Grécia for inevitável, como proteger grandes economias como Itália e Espanha do contágio, como recapitalizar os bancos que tiverem grandes prejuízos e como reorganizar as economias dos países periféricos para que voltem a crescer.
"Estamos determinados a fazer o que for necessário para recapitalizar os bancos europeus", declarou Merkel no fim do encontro, mas a falta de detalhes mantém o clima de incerteza que têm causado fortes quedas nos preços das ações nas bolsas de valores, observa o jornal The New York Times.
No momento, a maioria das bolsas da Ásia opera em alta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário