O Comitê do Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, deve cortar hoje sua taxa básica de juros em meio ponto percentual para apenas 1% ao ano.
Esta taxa, adotada no início da década para combater a recessão provocada pelo estouro da bolha das ações de empresas de Internet, foi uma das principais causas da crise financeira global. O Fed pode estar criando uma nova bolha.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central também decide hoje sua taxa básica de juros. Com a alta do dólar, a pressão inflacionária aumentou. Mas, como os principais bancos centrais do mundo estão baixando suas taxas de juros, a expectativa é que a taxa seja mantida.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário