O líder neonazista austríaco Jörg Haider morreu esta noite em um acidente de automóvel no estado que governava, a Caríntia.
Haider tinha 58 anos. Morreu de lesões na cabeça e no peito quando seu carro capotou várias vezes depois de sair da estrada perto da cidade de Klagenfurt, no sul da Áustria. A polícia informou que ele viajava sozinho.
No ano 2000, ele levou o ultra-direitista Partido da Liberdade ao poder. Depois de conseguir 27% da votação com um discurso racista contra imigrantes, formou uma coligação com o conservador Partido Liberal, provocando indignação generalizada, especialmente na União Européia, que impõs um bloqueio parcial à Áustria.
Uma derrota do partido de Haider em 2002 resolveu o problema.
Em 2005, Haider rompeu com o Partido da Liberdade para criar a Aliança para o Futuro da Áustria, que obteve 11% dos votos nas eleições recentes, enquanto o Partido da Liberdade teve 18%. Isso significa que a ultradireita chegou a quase 30%.
Os partidos ainda estão negociando a formação do próximo governo. É mais provável que continue no poder uma grande aliança entre o conservador Partido Liberal e o Partido Social-Democrata. Mas o avanço da extrema direita é assustador e a morte de Haider não altera muito esse quadro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário