Depois de investir o equivalente a US$ 14 bilhões na semana passada para capitalizar os seis maiores bancos do país, a ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, anunciou hoje a liberação de 5 bilhões de euros, cerca de US$ 6,3 bilhões para sete bancos não-identificados.
"É uma questão diferente", explicou a ministra. "Aqueles 10,5 bilhões de euros eram para capitalizar os bancos para que eles aumentem o financiamento da economia francesa. Esses 5 bilhões de euros foram tirados da Caixa de Depósitos e Consignações para financiar o mercado interbancário".
Para o economista Alexander Law, chefe de pesquisa no grupo Xerfi, "é apenas um primeiro salvo porque há 320 bilhões de euros disponíveis e até agora foram usados apenas cinco com sete bancos".
A França, sexta maior economia do mundo, encolheu no segundo trimestre e o instituto oficial de estatísticas já previu que entrará em recessão com crescimento negativo também no terceiro trimestre.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário