O governo e a oposição da Bolívia chegaram a um acordo hoje para que o Congresso convoque um referendo para aprovar a nova Constituição em 25 de janeiro de 2009.
Se a Constituição for aprovada, o presidente Evo Morales vai convocar eleições gerais para dezembro do próximo ano. Morales se comprometeu a só concorrer a uma reeleição.
Depois de oito dias percorrendo 200 quilômetros em uma marcha de apoio ao presidente, dezenas de milhares de pessoas foram até o Congresso Nacional, na Praça Murillo, no centro de La Paz. Morales se juntou à marcha na cidade-satélite de El Alto e chegou a multidão.
Durante o fim de semana, não houvera acordo entre o Movimento ao Socialismo (MAS), o partido do presidente, e a aliança Poder Democrático e Social (Podemos), maior grupo de oposição. Uma deputada do MAS ameaçava fechar o Senado, onde a oposição é maioria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário