quarta-feira, 22 de outubro de 2008

FMI prevê recessão na Europa

Todas as economias européias vão entrar em recessão, previu hoje o Fundo Monetário Internacional, ao apresentar seu relatório trimestral sobre a Europa.

Para os 15 países da zona do euro, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca, as economias desenvolvidas da Europa, o FMI manteve a expectativa de um crescimento médio de 1,3% este ano e 0,2% no próximo, quando haveria recessão no primeiro semestre e recuperação no segundo.

Já os países emergentes da Europa Oriental devem crescer menos do que os 4,3% previstos anteriormente. O Fundo aconselha a se prepararem para uma "aterrissagem forçada".

"Confrontando-se com uma crise do sistema financeiro sem precedentes em escala, alcance e complexidade em cima de um choque de preços de produtos primários, não surpreende que a economia européia esteja entrando numa forte redução da atividade econômica", advertiu o diretor do departamento de Europa do FMI, Alessandro Leipold.

Ele acrescentou que agora a União Européia tem uma boa razão para integrar e coordenar melhor os sistemas financeiros do continente.

O diretor do FMI recomendou ainda o corte na taxa básica de juros do Banco Central da Europa, que está em 3,75% ao ano, e o uso do estímulo fiscal, o aumento dos gastos públicos para movimentar uma economia em declínio.

Nenhum comentário: