Ao receber os presidente da França, Nicolas Sarkozy, e da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, hoje na casa de campo da Presidência dos Estados Unidos, em Camp David, no estado de Maryland, o presidente George Walker Bush declarou que os Estados Unidos estão dispostos a ser a sede da conferência de cúpula internacional para discutir uma possível reforma do sistema financeiro internacional. Além dos países ricos, as grandes emergentes serão convidados, inclusive o Brasil.
O presidente americano não marcou data. Sarkozy, que ocupa a presidência rotativa da União Européia falou que seria antes do final de novembro.
Bush não parece disposto a abrir mão do liberalismo econômico para aceitar uma regulamentação externa sobre as finanças dos EUA. Ele disse que não se pode abrir mão do livre mercado, da livre empresa e do livre comércio.
Sarkozy alegou que o mercado precisa de regras claras e transparentes para funcionar, enquanto Durão Barroso argumentou que é para uma crise global é necessária uma solução global.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário