sábado, 18 de outubro de 2008

EUA e UE convocam reunião sobre finanças

Ao receber os presidente da França, Nicolas Sarkozy, e da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, hoje na casa de campo da Presidência dos Estados Unidos, em Camp David, no estado de Maryland, o presidente George Walker Bush declarou que os Estados Unidos estão dispostos a ser a sede da conferência de cúpula internacional para discutir uma possível reforma do sistema financeiro internacional. Além dos países ricos, as grandes emergentes serão convidados, inclusive o Brasil.

O presidente americano não marcou data. Sarkozy, que ocupa a presidência rotativa da União Européia falou que seria antes do final de novembro.

Bush não parece disposto a abrir mão do liberalismo econômico para aceitar uma regulamentação externa sobre as finanças dos EUA. Ele disse que não se pode abrir mão do livre mercado, da livre empresa e do livre comércio.

Sarkozy alegou que o mercado precisa de regras claras e transparentes para funcionar, enquanto Durão Barroso argumentou que é para uma crise global é necessária uma solução global.

Nenhum comentário: