sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PIB do Reino Unido cai depois de 16 anos

Pela primeira vez em 16 anos, a quinta maior economia do mundo encolheu. O produto interno bruto do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte caiu 0,5% no terceiro trimestre em comparação com a segundo, deixando o país à beira de uma recessão, que é a contração econômica por dois trimestres consecutivos.

Isso não acontece desde 1992, quando um ataque especulativo contra a libra na Quarta-Feira Negra, 16 de setembro, forçou o governo britânico a desvalorizar a moeda e a tirá-la do mecanismo integrado de câmbio do Sistema Monetário Europeu.

A desvalorização da moeda aumentou a competitividade da economia britânica. Desde então, o país teve o mais longo período de crescimento contínuo de sua História, que agora chegou ao fim.

O primeiro-ministro Gordon Brown, que prometeu acabar com os ciclos de euforia e depressão, está com problemas. Mal nas pesquisas, ele foi saudado como o herói que salvou o mundo pelo ganhador do Prêmio Nobel de Economia 2008. Virou o Flash Gordon, na verdade reciclando um plano de combate a uma crise financeira na Suécia em 1991-2. Mas isso ainda não se refletiu na sua popularidade interna e a recessão iminente não ajuda.

Leia mais no Financial Times.

Nenhum comentário: