No final de uma reunião de cúpula de dois dias da União Européia, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou que vai aos Estados Unidos para se encontrar com o presidente George Walker Bush na Casa Branca sábado. Seu objetivo é convocar uma conferência de cúpula mundial para realizar uma reforma profunda do sistema financeiro internacional.
Não é exatamente o que Bush vem dizendo. Ele afirmou que "o governo não quer substituir o mercado". Sarkozy, liberal demais para a oposição francesa, é considerado um estatista pelos conservadores da turma de Bush.
Os líderes europeus pediram ainda à Comissão Européia, órgão executivo da UE, que prepare até o final do ano planos para estimular a retomada do crescimento econômico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário