Se a eleição presidencial nos Estados Unidos fosse disputada hoje, o senador democrata Barack Obama estaria eleito, afirma a rede de televisão americana CNN com base nas pesquisas realizadas em estados-chaves.
Pela lei eleitoral dos EUA, depois da votação popular, o candidato mais votado em cada estado ganha um número de delegados proporcional ao eleitorado do estado. São esses grandes eleitores que escolhem o presidente num Colégio Eleitoral formado por 538 delegados. O vencedor precisa de 270 votos para conquistar a Casa Branca.
As últimas pesquisas dão uma vantagem de mais de dez pontos a Obama na Virgínia, que há 40 anos não dá vitória a um democrata, e no Colorado, que preferiu o candidato republicano nos últimos 16 anos.
O democrata também lidera na Flórida, onde a eleição de 2000 foi decidida a favor de George Walker Bush, em meio a fortes suspeitas de fraude porque Jeb Bush, irmão do então candidato republicano, era governador. Sem a Flórida, McCain não tem a menor chance.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário