terça-feira, 21 de outubro de 2008

Congresso da Bolívia convoca referendos

Depois de meses de conflito e negociações, e de 17 horas de debate parlamentar, o Congresso da Bolívia aprovou hoje a realização, em 25 de janeiro, de dois referendos: um sobre a nova Constituição e outro sobre a reforma agrária.

Dezenas de milhares de índios que marcharam 200 quilômetros durante oito dias e chegaram ontem a La Paz fizeram uma vigília durante toda a noite na Praça Murillo, diante do Congresso, ao lado do presidente Evo Morales, à espera da aprovação do projeto, o que só aconteceu no início da tarde de hoje.

O projeto de Constituição aprovado no final do ano passado em uma reunião da Assembléia Constituinte dentro de um quartel em Sucre, recebeu pelo menos 150 modificações e 1,2 mil correções. Morales terá direito a apenas uma reeleição e as autonomias regionais reivindicadas pela oposição foram incluídas na nova Carta.

"Uma parte substancial da Constituição apoiada pelo governo foi alterada", declarou o deputado oposicionista Alejandro Conlazi. "É imperfeita porque tem muitos artigos que o pessoal do MAS (Movimento ao Socialismo) colocou lá que na minha opinião são ruins para o país, mas a tentativa de abrir o caminho para a hegemonia do poder na Bolívia foi controlada".

Sob a presidência do vice-presidente Álvaro García Linera, o Congresso aprovou os dois referendos. Do lado de fora do parlamento, os manifestantes cantavam o Hino Nacional da Bolívia.

Imediatamente, García Linera levou o projeto para ser assinado em praça pública pelo presidente Morales. Emocionado, ele disse aos manifestantes, quase todos índios: "Missão cumprida, meus irmãos e irmãs!"

Nenhum comentário: