terça-feira, 13 de março de 2012

Pesquisa dá vantagem a Sarkozy no primeiro turno

Pela primeira vez, uma pesquisa de opinião dá vantagem ao presidente Nicolas Sarkozy sobre o principal candidato da oposição à Presidência da França, o socialista François Hollande.

No primeiro turno, a ser realizado em 22 de abril de 2012, a pesquisa Ifop-Fiducial dá 28,5% das preferências ao presidente, que avançou 1,5 ponto percentual, enquanto Hollande caiu um ponto para 27%.

Para o segundo turno, marcado para 6 de maio, Hollande ainda tem uma ampla vantagem de nove pontos, de 54,5% a 45,5%, mas ela já foi de 16 pontos, 58% a 42%.

A pesquisa foi realizada depois de um pronunciamento de Sarkozy, no domingo passado, em que o presidente atacou a imigração, ameaçando abandonar o Acordo de Schengen, que acaba com o controle de passaportes nas fronteiras internas da União Europeia.

Sarkozy negou hoje ter recebido 50 milhões de euros do então ditador líbio Muamar Kadafi para sua campanha eleitoral para presidente em 2007, como denunciou o sítio Mediapart, citado pelo jornal esquerdistas francês Libération. O Partido Socialista cobrou explicações do presidente da França.

Nenhum comentário: