A partir de hoje, a ex-república soviética da Lituânia é o 19º país-membro da união monetária europeia e passa a fazer parte da Zona do Euro. Os lituanos podem trocar sua antiga moeda na cotação de 3,45 litas por euro.
Durante duas semanas, as duas moedas serão usadas paralelamente para permitir a substituição gradual da lita.
A Lituânia é uma grande crítica das políticas agressivas da Rússia e do homem-forte do Kremlin, Vladimir Putin, que no no passado tomou à força a região ucraniana da Crimeia e fomentou uma guerra civil no Leste da ex-república soviética da Ucrânia.
Para acalentar o sonho de resgatar pelo menos um pouco do poder imperial soviético e czarista, Putin lança hoje a União Econômica Eurasiana, ao lado das ex-repúblicas soviéticas da Armênia, Bielorrússia, Casaquistão e Quirguistão, no fundo mais uma tentativa de impedir que saiam da órbita de Moscou. Com as sanções internacionais por causa do conflito na Ucrânia, a queda nos preços do petróleo abaixo de US$ 60 por barril e a crise do rublo, tem pouco a oferecer.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário