O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido temporariamente nesta terça-feira para interrogatório. É a primeira vez que um ex-presidente da França é preso. Ele está no centro de um processo aberto em 26 de fevereiro de 2014 por escuta clandestina, "tráfico de influência" e "violação do segredo de instrução", ou seja, tentativa de manipular a Justiça, anunciou há pouco o jornal Le Monde.
Sarkozy chegou às 8h ao Escritório Central de Luta contra a Corrupção e Infrações Financeiras e Fiscais da Polícia Judiciária da cidade de Nanterre, na região metropolitana de Paris. A detenção é por 24 horas, podendo ser prorrogada por mais um dia.
Outros três homens foram presos e interrogados ontem sobre o mesmo caso, inclusive Thierry Herzog, advogado de Sarkozy.
Com a economia estagnada e a popularidade do presidente socialista François Hollande em recorde de baixa, a França vive uma crise de liderança. Sarkozy, derrotado na eleição presidencial de 2012, estaria planejando uma volta como líder da centro-direita. Discretamente, seus partidários protestaram contra a decisão "infamante".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário