Um ex-ministro do governo da Milícia dos Talebã considerado um importante mediador nas negociações entre as autoridades do Afeganistão e os rebeldes foi assassinado hoje quando ia para uma reunião do Alto Conselho da Paz sobre a reconciliação nacional.
O mulá Arsala Rahmani foi ministro da Educação Superior. Era considero moderado. Vivia em Cabul sob a proteção do Diretório Nacional de Inteligência. Foi morto no seu carro, baleado por um pistoleiro que escapou.
"Seu assassinato foi uma grande perda. Vai afetar o processo de paz. Ele tinha um papel importante na mediação das negociações de paz", comentou Muallawi Shafuillah Nuristani, seu colega no Alto Conselho da Paz.
Um porta-voz dos Talebã, Zabiullah Mujahid, negou a responsabilidade pela morte de Rahmani. O grupo tinha ameaçado matar os membros do Alto Conselho da Paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário