A ditadura da Síria promete retirar tropas e tanques das grandes cidades e adotar um cessar-fogo até 10 de abril, anunciou hoje o ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, enviado especial da ONU e da Liga Árabe para negociar a paz na Síria.
Depois do relato de Annan ao Conselho de Segurança, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, manifestou a preocupação de que o regime sírio intensifique a violência nos próximos dias, antes do prazo por ele mesmo estabelecido para uma possível trégua.
"Vamos ser realistas", declarou Rice. "Vimos promessas e mais promessas serem quebradas nos últimos meses. A prova está nas ações, não nas palavras".
O embaixador sírio, Bachar Jaafari, defendeu-se dizendo que "o plano não terá sucesso se todos não estiverem comprometidos por ele". Já está culpando a oposição por um fracasso que ainda não houve.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário