O Tribunal Superior de Justiça do Reino Unido confirmou uma decisão de primeira instância e autorizou hoje o pedido de extradição para a Suécia do australiano Julian Assange, criador da organização não governamental WikiLeaks, famoso por divulgar documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos.
Assange denuncia o processo como político. Ele é acusado na Suécia de crimes sexuais contra duas mulheres, mas não foi denunciado criminalmente. Teme que a Suécia aceite outro pedido de extradição que seria feito pelos EUA, sob a alegação de que o WikiLeaks roubou documentos oficiais.
Sob pressão dos EUA, nos meses em que ficou em prisão domiciliar na Inglaterra, Assange viu as contribuições e o apoio ao WikiLeaks encolher drasticamente. Isso provocou uma crise interna na ONG em que o australiano foi acusado de personalismo e inconsequência.
Seus advogados devem recorrer ao Supremo Tribunal dentro de duas semanas, informa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário