O presidente Nicolas Sarkozy anunciou um plano para taxar as emissoras da televisão privadas e usar os recursos para financiar uma TV pública na França no estilo da BBC (British Broadcasting Corporation).
Como parte do que descreveu como "política de civilização", Sarko não quer mais propagandas em duas TVs públicas francesas. Elas serão financiadas com novos impostos sobre telefonia celular, internet e uma taxa sobre o faturamente publicitário das TVs privadas.
Seu projeto, semelhante à TV Brasil do governo Lula, é juntar a France24, a versão estatal francesa da CNN (Cable News Network) com a TV5Monde, o canal internacional em francês, e a Radio France Internationale para criar algo parecido com o Serviço Mundial da BBC.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo, do Jornal Nacional e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário