quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Hillary e McCain ganham em Novo Hampshire

Ao contrário do que indicavam as pesquisas, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, de 60 anos, venceu o senador negro Barack Obama, de 46 anos, nas eleições primárias do estado de Novo Hampshire, esquentando a disputa pela candidatura do Partido Democrata à eleição presidencial de novembro de 2008 nos Estados Unidos.

Entre os republicanos, ganhou o senador John McCain, um veterano de guerra que ficou preso anos no Vietnã.

Depois da derrota para Obama em Iowa e de ficar dois dígitos atrás nas pesquisas para Novo Hampshire, a candidatura Hillary parecia à beira de um naufrágio. A vitória com três pontos percentuais de vantagem a recoloca na luta.

Agora os democratas voltam a se enfrentar em 19 de janeiro, em Nevada, e em 26 de janeiro, na Carolina do Sul. Este estado será uma batalha interessante. A maioria do eleitorado democrata na Carolina do Sul é negra, o que pode favorecer Obama.

Há ainda o ex-senador e ex-candidato a vice-presidente John Edwards. Segundo em Iowa e terceiro em NH, espera um bom desempenho na Carolina do Sul.

"Nada pode ser mais revigorante do que a vitória", festejou McCain. Aos 71 anos, é o mais velho dos aspirantes à Casa Branca.

A próxima primária republicana será na próxima terça-feira, 15 de janeiro, no estado de Michigan. Com as vitórias do ex-governador do Arkansas Mick Huckabee em Iowa e agora de McCain em Novo Hampshire, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney precisa vencer para se manter na disputa.

Sem chance nos primeiros estados a realizar eleições primárias, o ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani está em campanha na Flórida, onde os republicanos votam em 29 de janeiro.

O grande dia será a Superterça-Feira, ou Gigaterça-feira, 5 de fevereiro, quando 22 estados farão suas primárias. Aí serão definidas as candidaturas à Casa Branca em 2008.

Leia mais no Washington Post.

Nenhum comentário: