Depois de uma trégua de Natal, os aspirantes à Presidência dos Estados Unidos reiniciaram ontem suas campanhas para as convenções regionais do estado de Iowa.
Em 3 de janeiro, elas abrem a temporada das eleições prévias para a escolha dos candidatos dos grandes partidos à Casa Branca na eleição de 4 de novembro de 2008.
Na última pesquisa, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton reabre uma boa vantagem sobre seu principal adversário, o senador negro Barack Obama, de quatro para 15 pontos percentuais. A vitória nas primeiras prévias é importante para mobilizar ativistas e recursos para as campanhas eleitorais.
Entre os republicanos, há uma disputa apertada entre o pastor Mick Huckabee e o ex-governador Mitt Romney. O ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani é o quinto em Iowa e o terceiro em Nova Hampshire. Mas pode se recuperar em outros estados e conquistar a candidatura do partido.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário